Serra da Estrela: um destino de observação de aves invernantes

Posicionando uma vez mais a serra da Estrela como local privilegiado para a prática de birdwatching, em especial na época mais fria do ano, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), o CERVAS/Associação Aldeia e as Aldeias de Montanha promovem, nos dia 23 e 24 de fevereiro, o 8º workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela.

Efetivamente, a serra da Estrela representa um dos melhores locais em Portugal para observar algumas espécies de aves invernantes que noutras regiões do país são relativamente raras. Se a altitudes baixas a diversidade de aves durante o inverno não é muito diferente da que se pode encontrar noutras zonas do país, nas zonas mais elevadas e com maiores adversidades, ocorrem espécies que estão bem adaptadas ao clima frio e à neve, como a ferreirinha-alpina e a escrevedeira-das-neves. Além destas, é possível observar o melro-de-colar, o dom-fafe, o lugre, a petinha-ribeirinha, o tordo-zornal, o tordo-ruivo, entre outras espécies quer residentes na região quer exclusivamente invernantes.

Neste âmbito, o workshop dá a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no inverno na região da serra da Estrela, as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve e alguns dos melhores locais da serra da Estrela para observar aves invernantes, sensibilizando, ainda, para a observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal.

Durante o curso haverá sessões teóricas, a decorrer no CISE, e várias saídas de campo para observação das espécies no seu habitat natural, nomeadamente em áreas agrícolas e zonas húmidas, ribeirinhas e de montanha. A componente prática tem como ponto de partida Seia e Gouveia e estende-se no dia seguinte aos planaltos mais elevados da serra da Estrela.

Inscrições e mais informações no website do CERVAS/Associação Aldeia, em: http://www.aldeia.org/portal/PT/5/EID/405/DETID/3/default.aspx.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia