“Sim, a Violência também se mede” – Escola Secundária Viriato evoca Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, como forma de chamar a atenção para este grave problema social, uma questão de Direitos Humanos.

Respondendo ao apelo da ONU, a Escola Secundária Viriato vai evocar a efeméride no próximo dia 23 de novembro com uma exposição alusiva ao tema e a dinamização do jogo “Sim, a Violência também se mede”. Esta iniciativa procura sensibilizar a comunidade escolar e, especialmente, os discentes para as várias formas de violência que atingem particularmente as mulheres, tanto no domínio público como no domínio privado. A iniciativa integra-se no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde (PES), bem como nas atividades da Biblioteca Escolar.

No decorrer do intervalo da manhã, os alunos que frequentam a disciplina de Sociologia, convidam a comunidade escolar a participar num jogo cujo objetivo é refletir sobre mitos, estereótipos e preconceitos relacionados com a violência de género. Tendo por referência um violentómetro*, a atividade visa também ajudar na deteção e denúncia de situações que ocorrem nas relações interpessoais em contexto escolar e nas relações de intimidade, bem como alertar para o risco a que se expõem os jovens, evidenciando que a violência, uma vez ocorrida, tenderá a aprofundar-se, levando a consequências nefastas na sua saúde e bem-estar. Trata-se de procurar prevenir atitudes e comportamento violentos, alguns deles tornados naturais ao nosso quotidiano e, por isso, consentidos, mas que constituem ofensas à dignidade e à integridade da pessoa humana.

Esta é, ainda, uma oportunidade para falar do Centro de Apoio ao Aluno (CAA), um serviço oferecido por esta escola, a que os alunos podem recorrer, sempre que o desejem. O CAA disponibiliza atendimento e apoio à Educação para a Saúde e Educação Sexual, pela equipa PES, atendimento por uma técnica de Serviço Social (SS), e atendimento por médicos do Gabinete de Apoio à Saúde do Adolescente (GASA) do Hospital de S. Teotónio.

*Material gráfico e didático em forma de régua no qual se visualizam manifestações implícitas e explícitas de violência.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia