TIC-TAC | novo álbum editado dia 8 de Fevereiro

TIC-TAC… uma questão de fazer o tempo acontecer!

TIC – TAC fala do tempo, um tempo para crescer, para amadurecer e perceber as escolhas que a vida foi exigindo à fadista, que desde muito jovem se deparou com duas estradas paralelas, onde a velocidade e o tempo a percorrer se foram estreitando, fundindo-se numa única via, por uma única condutora, Mara Pedro.

Fadista e estudante de Medicina Dentária, desde cedo percebeu o valor do tempo, o tempo que dá e tira, vai e vem, como o mar que bate na areia, acreditando sempre, que não precisa de escolher um só caminho, que deseja ficar com o que o tempo lhe der e permitir fazer. Esta é a sua mensagem: “Podemos ser o que nos propusermos ser”
Criou uma capacidade de se abstrair do que não quer, conseguindo focar-se no que deseja, mesmo não sendo no tempo certo. Se tiver de estudar horas antes dos concertos, ou mesmo depois deles, entra e sai de palco, apresentando o mesmo profissionalismo e aquele sorriso que a caracteriza.

Após tres álbuns editados e inúmeros concertos por vários países (Espanha, França, Lituânia, Suíça, Alemanha, América, Canadá e Brasil) Mara Pedro conheceu outras culturas, ouviu outras histórias e foi construindo a sua, escrevendo durante as longas viagens de avião. TIC-TAC foi assim construído, como um diário de bordo, onde escreveu o que foi vivenciando e sentindo, desfrutando de um tempo que era só seu.
O mestre Custódio Castelo, seu grande amigo e produtor teria que fortalecer esse projeto, com a sua capacidade de perceber, o que a Mara queria dizer nos seus poemas.
Foi um processo difícil e nas suas palavras mais ternas o Mestre dizia: “A Mara ainda não sabe o que quer, mas sabe muito bem o que não quer.” E, depois de horas indeterminadas, de avanços e recuos, onde o cansaço do corpo era ultrapassado pela vontade de ouvir o resultado, mesmo nos momentos de exaustão, Mara nunca se deixou vencer pelo cansaço e, lá estava o mestre: “Querida, queres parar?” – e do outro lado vinha a resposta: “Não, bora lá com isto”

Custódio Castelo foi muito mais que um produtor, ou Mestre da guitarra portuguesa, ele é um exímio educador, com a sensibilidade de perceber que não podia parar a criatividade da Mara deixando assim fluir o que ela queria transmitir.
O último dia de estúdio terminou cedo, todos estavam contentes, iriamos jantar a horas “normais”. Mas, antes de abandonar o “barco”, Mara e Custódio quiserem voltar a ouvir todos os temas: ”O RIO CORRE AO CONTRARIO, não gravámos?” Mestre: “Deixamos para depois do jantar?” Mara: “Fiquei sem fome…”

O álbum traz a sonoridade de um TIC-TAC e a nostalgia do FADO MALHOA, passando por uma morna encantadora, em jeito de um SUAVE MEDO e a força de construir um caminho mesmo quando o RIO CORRE AO CONTRÁRIO.
Amália Rodrigues, sua grande inspiração ditou a escolha de dois fados em francês QUAND LES FILLES VONT AU BAL e LA VILLE S´ÉVEILLE. Também estes tiveram a sua história, dando origem a mais uns dias de gravação, na companhia de um cantor Francês, para ajudar na dicção, pois cantar e falar são coisas distintas e a pronuncia francesa tem os seus “sons” difíceis de interpretar.
O seu nome é TEMPESTADE quando sente a força que não consegue reprimir, dando voz ao poema de Carla Tavares, sua conterrânea.
Durante a viagens desenhou castelos no ar e criou histórias de histórias, em que Dª CARDEALA será a mentora de uma cusquice que alimenta qualquer mundinho.
Deixa transparecer quem é, no FRUTO DO DESTINO e, brinca FORA DA CAIXA esboçando um PONTO PLUMA que a liberta ao som de uma valsa.
E, para quê chorar sobre o mar se o mar já tem tanta água, pela vontade do poeta Mário Raínho, um CHORO À BEIRA MAR embala qualquer coração distraído.
Cantar LONGE DAQUI tem sido o seu percurso e levando na sua voz a saudade do que é português, a cada português no mundo.

A fadista tinha 9 anos quando conseguiu conquistar 3 prémios: melhor letra, melhor música e melhor interpretação. Como uma recordação de menina o tema POVO INTEMPORAL fecha assim o seu álbum.

A possibilidade de ter mais vidas que os gatos, podermos seguir vários caminhos em simultâneo e, sermos o que nos propomos ser, é a sua mensagem, tudo numa fração de segundo de um TIC- TAC

Ouvir Mara Pedro cantar é deixar-se embalar pela doçura da sua voz.
A menina de Viseu, longe do meio do fado, tem na voz um destino que contará uma história.

https://MaraPedroTicTac.lnk.to/Y3MtzPR

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
2
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023