Viseu acolhe exposição “A Minha Esclerose Múltipla Invisível”

2507
  • Ao longo de setembro os Viseenses estão convidados a descobrir os sintomas invisíveis da Esclerose Múltipla.

 

A exposição “A Minha Esclerose Múltipla Invisível” apresenta 12 painéis sobre os sintomas invisíveis mais comuns da Esclerose Múltipla e que passam despercebidos à população no geral. Dia 2 de setembro a exposição iniciou o seu itinerário em Viseu, no Centro Hospitalar de Tondela, onde pode ser visitada entre as 10h30 e as 17h30 até ao dia 9. De seguida, o rumo é em direção ao Palácio do Gelo, onde as visitas se realizam entre 13 e 20 de setembro, das 10h30 às 23h. Por fim, a viagem em Viseu termina entre 23 e 27 de setembro na Escola Superior de Saúde onde será possível contemplar a exposição entre as 10h30 e as 17h.

Os 12 painéis da exposição representam a dicotomia entre os sintomas desta patologia, nomeadamente, aqueles que são possíveis de atenuar e controlar e por outro lado os que provocam grandes constrangimentos na vida do doente e que têm impacto na sua qualidade de vida. Com o objetivo de dar a conhecer esta doença à sociedade e os desafios que os doentes enfrentam, as associações de doentes – Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), e Todos com Esclerose Múltipla (TEM) – uniram-se nesta iniciativa.

Será possível vivenciar experiências que se comparam com a realidade de um doente com Esclerose Múltipla, como tentar pegar numa caixa de cereais mais pesada que o normal, abotoar uma camisa com luvas de borracha, usar umas barbatanas para caminho ou procurar ler o rótulo de uma embalagem com letras distorcidas.

A exposição foi inaugurada a 30 de maio de 2019, no Dia Mundial da Esclerose Múltipla, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, e desde então já passou pelo Centro de Reabilitação de Alcoitão, pelo Lagoas Park e mais recentemente esteve no Aqua Portimão. A partir do dia 2 de setembro a exposição estará em Viseu.

“A Minha Esclerose Múltipla Invisível” é uma exposição itinerante que vai percorrer 12 distritos de Portugal, até maio de 2020 e que permitirá aos visitantes para além da compreensão de cada sintoma, conhecer testemunhos na primeira pessoa de doentes com EM, e ainda experienciar o que sente um doente.

Localização:

•          Hospital Tondela-Viseu | 2 a 9 de setembro | 10h30 às 17h30;

•          Palácio do Gelo | 13 a 20 de setembro | 10h30 às 23h00;

•          Escola Superior de Saúde de Viseu | 23 a 27 de setembro | 10h30 às 17h00