Viseu é cidade anfitriã da 28ª edição da Feira Nacional de Mel

2801

De 22 a 24 de novembro, iniciativa nacional reúne apicultores e especialistas na promoção e debate do setor apícola

 

O maior evento do setor apícola em Portugal realiza em Viseu a sua 28ª edição, nos próximos dias 22, 23 e 24 de novembro. A Feira Nacional do Mel terá no Solar do Vinho do Dão o seu palco principal, estando o seu Fórum Nacional de Apicultura – o evento-âncora da Feira – agendado para o dia 23, sábado, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude. A apresentação de ambos os eventos decorreu esta terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Esta é uma iniciativa que conta com o apoio do Município de Viseu, estando a sua organização a cargo da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, da Associação dos Apicultores da Beira Alta e da Escola Superior Agrária de Viseu.

Ao longo destes três dias, a iniciativa assume-se como uma mostra dos produtos apícolas e um espaço de apresentação e divulgação das diferentes ideias, projetos e técnicas em utilização e a serem projetadas no setor, cada vez mais dinâmico, especializado e em expansão.

Integram o programa diversos workshops temáticos, sujeitos a inscrição prévia, momentos de showcooking, assim como outras apresentações mais técnicas, direcionadas para o próprio negócio da produção.

Já o Fórum Nacional de Apicultura colocará em debate o presente e o futuro do setor, numa perspetiva de sustentabilidade e valorização do território, explorando questões como qual deve ser o perfil do apicultor numa apicultura que se pretende sustentável económica e ambientalmente; quanto do sucesso económico da exploração é sua responsabilidade; que precisam saber para responderem a este desafio; é necessária mais formação, mais conhecimento; os apoios existentes respondem às suas necessidades; que desafios e perspetivas se colocam ao setor; entre outros. Também este é um momento sujeito a inscrição no site, em www.apicultoresbeiraalta.pt.

Toda a programação está disponível online, em www.apicultoresbeiraalta.pt.