VISEU E FEIRA DE SÃO MATEUS TERÃO GRANDE PRODUÇÃO DE TEATRO DE RUA INSPIRADA EM VIRIATO, EM 2016

Trigo Limpo Teatro ACERT lidera projeto artístico e criativo que juntará uma dezena de parceiros e mais de 200 pessoas

Viriato inspira a grande produção de teatro de rua que vai estrear em Viseu e na Feira de São Mateus, este ano. O projeto artístico e criativo liderado pelo Trigo Limpo Teatro ACERT reúne uma dezena de parceiros e mais de 200 pessoas para dar corpo e alma a uma marioneta gigante que, na figura de um menino, encarnará a identidade do guerreiro-pastor.

A criação desta marioneta gigante surge como marco comemorativo dos 40 anos da ACERT. A cidade de Viriato partilha, assim, a nova criação da ACERT para este ano marcante da sua história, elegendo-a como uma das novidades da programação cultural e de animação da Feira de São Mateus em 2016.

O Município e a Viseu Marca partilham a promoção e acolhimento do espetáculo em Viseu. Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, este projeto “nasce de um sonho partilhado ao longo dos últimos 6 meses entre o Município de Viseu e a ACERT. É o resultado de um sonho cúmplice que se transformou num diálogo construtivo, diálogo que se alargou à participação de vários atores culturais da cidade-região”. Almeida Henriques destaca ainda o papel desta grande produção “na renovação da programação e da oferta cultural da Feira de São Mateus em 2016”.

Serão parceiros do projeto o Cine Clube de Viseu, o Teatro Viriato e a Companhia Paulo Ribeiro, o Conservatório Regional de Música de Viseu, a ZunZum, o Teatro Regional de Montemuro, a Girassol Azul e a companhia DeMente. Também o Instituto Politécnico de Viseu é parceiro na componente de engenharia associada à construção da marioneta gigante.

No total, o projeto contará com mais de 200 participantes, entre artistas, atores, músicos, técnicos e a própria comunidade, nomeadamente crianças e jovens. Os talentos locais terão um palco único para mostrar a sua criatividade e promover os laços a este símbolo de Viseu, envolvendo a comunidade em todo o processo.

Ao todo, serão realizados 5 espetáculos “Viver Viriato” (nome provisório) ou animações durante o período da Feira de São Mateus, 3 dos quais no seu recinto. Os dias de abertura e de encerramento da Feira, a 5 de Agosto e 11 de Setembro, e o Dia de Viriato (28 de agosto), estão entre os momentos de espetáculos e exibições.

Almeida Henriques salienta a importância de “trabalhar artisticamente e criativamente a nossa história e a nossa mitologia” como “a melhor forma de a redescobrir e valorizar”. Para o autarca “este ecossistema cultural pode gerar criações, marcas, memórias e talentos que vão para além dos momentos e dos espetáculos, seguramente impactantes e inovadores, que serão realizados”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia