Viseu Em Movimento “VEM” dar afetos

O Projeto VEM – Viseu Em Movimento, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, que ficou em segundo lugar no Terceiro Orçamento Participativo da Freguesia de Viseu, vai ser lançado, amanhã, dia 17 de fevereiro, pelas 14h30, no Centro Social e Paroquial de S. José, com a presença do presidente da Freguesia de Viseu.
O Projeto “VEM” é um projeto imaterial que pretende mobilizar esforços multidisciplinares para oferecer respostas aos mais diversos problemas sociais e culturais através de atividades criativas e pedagógicas desenvolvidas com os alunos do Agrupamento que contribuam para o exercício pleno da cidadania, da justiça social, da inclusão social e da saúde mental de forma a destacar um tecido social mais forte e confiante.
Este projeto de Intervenção Social assume práticas interculturais que potenciam o desenvolvimento da empatia, solidariedade, inclusão e respeito pelos outros.
VEM dar afetos é a primeira atividade do Projeto VEM e pretende contribuir para a reflexão e tomada de consciência da diversidade de sentimentos e afetos, promovendo nos alunos a autoestima, a assertividade, o respeito por si próprio e pelo outro.
Amanhã, simbolicamente, os alunos da Escola Básica da Ribeira vão entregar uma mensagem de afetos, cantar canções e ouvir histórias do namoro/amizade no tempo dos nossos avós e bisavós no Centro Social e Paroquial de S. José.
Antes da inauguração deste projeto, o presidente da Freguesia de Viseu irá visitar a Escola Básica de Massorim, ver os Lenços dos Namorados e os Corações feitos pelos alunos e ouvir as canções e os poemas que “representam a amizade, o afeto e o respeito que tem de existir uns pelos outros”.