VISITA SENSORIAL CONVIDA A REDESCOBRIR ACERVO MUSEOLÓGICO

Estreia de Às cegas resulta da longa parceria entre Teatro Viriato e Museu Nacional Grão Vasc

O Teatro Viriato estreia no próximo sábado, dia 09 de fevereiro, Às Cegas – Visita pela Mão dos Tesouros Nacionais e Acervo do Museu Nacional Grão Vasco. Uma visita sensorial construída pela bailarina Leonor Barata, com a cumplicidade de Henrique Amoedo (Dançando com a Diferença) que propõe o impossível: ver sem ver. Ao longo de aproximadamente 60 minutos, o público é convidado a redescobrir o Museu Nacional Grão Vasco através do tato, do cheiro e dos ouvidos, assim como a serem guiados pela mão de alguém. Terá o público coragem para ser guiado? Será capaz de confiar? Cegamente?

No ano em que o Teatro Viriato celebra 20 anos de existência, o Teatro Viriato regressa ao Museu Nacional Grão Vasco com uma nova criação artística que serve de pretexto para uma reflexão Às Cegas, sobre a possibilidade de apreciar os tesouros deste espaço museológico anulando a visão, bem como de absorver conhecimento sem o verificar. Mas também sobre uma prática artística que anula a visão como primeiro sentido. “O Museu é para ser visto. Com os olhos. Não podemos tocar nas obras expostas e devemos manter o silêncio. Nesta visita propomos um impossível – ver sem ver”, explica Leonor Barata, guia nesta visita que reforça que o público será guiado pela mão de forma a “conhecer as histórias daquelas obras. As Histórias que estão e que não estando é como se estivessem”. Com o processo artístico desta visita, Henrique Amoedo, do Dançando com a Diferença, descobriu um novo significado para a frase de O principezinho: “O essencial é invisível aos olhos”, assegurando que com este trabalho é possível redescobrir novos mundos no Museu Nacional Grão Vasco.

ÀS CEGAS resulta da relação que o Teatro Viriato e o Museu Nacional Grão Vasco têm construído, ao longo dos anos, através de projetos artísticos com implicações na comunidade que ambas as instituições servem.

Transformar ideias preconcebidas sobre os museus e sobre as artes perfomativas tem sido um dos pilares desta forte parceria, numa lógica de aproximação e sensibilização de diversos públicos.

Em 2010, o Teatro Viriato lançava o convite à coreógrafa Aurélie Gandit, para recriar Visitas Dançadas para o Museu Nacional Grão Vasco. Um projeto seu já apresentado no Museu Nacional de Belas Artes de Nancy (França) mas inédito em Portugal. Em residência artística “in situ”, a coreógrafa voltou assim a fundir a história de arte com a dança. Em cada visita, era gerada uma clara aproximação entre o público e o espólio museológico, permitindo assim uma melhor apropriação das obras de arte, e uma diferente abordagem e compreensão da História de Arte. Leonor Barata foi a intérprete responsável por dar corpo e palavra a um discurso dançado, sarcástico, curioso, acelerado, por vezes nonsense que alimentava o fascínio, a admiração e a emoção do público. Depois desta experiência de sucesso, o projeto voltou a ser apresentado em 2011 e 2012.

O Teatro Viriato e o MNGV voltaram a fortalecer a parceria, em 2016, com uma nova visita dançada, tendo novamente Leonor Barata como intérprete, acompanhada, desta vez, pela artista multidisciplinar Patrícia Portela. Ambas lançaram novas questões sobre a coleção permanente do MNGV através do discurso dramatúrgico e da dança. Tal como frisava Leonor Barata na altura, com Revisitar regressava aos mesmos lugares com novos olhos e novos gestos, propondo uma descoberta de novas sensações e sentidos.

No centenário do MNGV, o Teatro Viriato voltou a esse espaço com Miguel Fragata e Ana Bento a contarem a história “não oficial” de Vasco Fernandes e a história de um dos seus quadros mais famosos, o Painel de S. Pedro. Combinando a pintura, o museu, o pintor, o teatro e a música, propuseram um olhar sobre esta tão importante obra e sobre as mãos que a pintaram.

A nova visita sensorial, que estreia no dia 09 de fevereiro, terá apresentações para público geral (maiores de 16 anos) e para público escolar (Ensino Secundário e Ensino Superior), com datas agendadas até ao final do ano.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia