Voto de pesar pelas vítimas de ódio no Sri Lanka

1525

No passado Domingo de Páscoa,  atentados em igrejas e hotéis de luxo no Sri Lanka assassinaram 359 pessoas, incluíndo 45 crianças, e provocaram cerca de 500 feridos. Uma das vítimas mortais, Rui Lucas, de 31 anos, que se encontrava em lua-de-mel num dos hoteis atingidos, é viseense e trabalhava numa empresa de Vouzela.

Os atentados foram reivindicados, passados três dias, pelo Daesh (Estado Islâmico), mas as autoridades cingalesas reiteram a pista de uma organização jiadista local que terá agido como represália pelo ataque de um neofascista, em Março passado, a duas mesquitas na Nova Zelândia que matou meia centena de muçulmanos.

O Conselho Mundial de Comunidades Muçulmanas condenou fortemente os atentados no Sri Lanka que classificou de cobardes. Também o Conselho Muçulmano Cingalês e a organização de clérigos muçulmanos All Ceylon Jammiyyathul Ulama condenaram veementemente estes atentados suicidas. Entre nós, também a Fundação Islâmica de Palmela manifestou o seu repúdio e condenação dos atentados bárbaros no Sri Lanka, dizendo em comunicado que “ninguém tem o direito de atingir civis inocentes, muito menos em nome da religião” e cita passagens do Alcorão onde se condena o ataque a qualquer local de culto religioso.

Estes atentados terroristas nascem do ódio, da falta de tolerância, da ignorância, da maldade. A morte de pessoas, de civis, de inocentes, seja em que parte do mundo for, tem de ser fortemente condenada.

Assim, a Assembleia Municipal de Viseu, reunida em sessão plenária, delibera: Manifestar a sua solidariedade e o seu pesar à família do viseense Rui Lucas, sem esquecer as famílias das restantes vítimas, e ao povo do Sri Lanka.

Este voto de pesar deve ser enviado ao Consulado do Sri Lanka e à família de Rui Lucas.

Assembleia Municipal de Viseu

Deputada municipal do BE-Catarina Vieira

Foto : NY Times