XANTAR 2019, OURENSE, EXPOENTE DO MAIOR ACONTECIMENTO DE TURISMO GASTRONÓMICO

PROGRESSIVAMENTE, XANTAR, desde há anos a esta parte, tem granjeado divisas de feira internacional de turismo gastronómico da maior creditação Ibérica, a que se juntaram também países da América Latina.

Na verdade, pela boca se apanha o peixe, logo pela gastronomia se motivam as pessoas a procurarem um dos melhores prazeres da vida, saboreando o gosto da comida; daí que a Expourense aposte forte em Xantar, como veiculo internacional, da maior relevância turística.

Nesta feira, para alem de se manter a tradição alimentar, procura – se, em simultâneo, a inovação, pondo como principal condição a matéria prima da melhor qualidade, que os chefes, mestres de cozinha, transformam em deliciosas comidas gourmet.

Portugal, nomeadamente o norte,  dada a proximidade da Galiza, tem marcado, ao longo de vinte anos, presença regular, contribuindo para o êxito de Xantar quer pelo número de restaurantes, dando a conhecer a cozinha lusa, quer o número   de visitantes que colocam o país à frente de qualquer outro, ao mesmo tempo que dá a conhecer aos espanhóis os sabores e qualidade da cozinha portuguesa que faz com que, anualmente, cerca de dois milhões de espanhóis visitem o país, posicionando – se em terceiro em visitas e o quarto em dormidas.

Esta relação, Luso Ibérica, traz a ambos os  países milhões de visitantes, Daí que Portugal e Espanha se unam nestas iniciativas, com dividendos repartidos, usando preferencialmente estas manifestações turísticas de modo a que a Península Ibérica seja colocada como uma forte referência no mapa internacional.

Ourense vai estar, mais uma vez, em festa ao dar a conhecer as melhores ementas que, de 6 a10 de fevereiro, estarão prontas a serem servidas,  no vasto salão da Expourense, dando assim a conhecer os melhores pratos gourmet que se confecionam , definindo qualidade, tradição e inovação.

Com este propósito e objetivos, Xantar completa a bonita idade de vinte anos ininterruptos de feira de turismo gastronómico, em defesa da qualidade gastronómica e do turismo sustentável e saúde alimentar, que nos levam as ementas temáticas; também dispondo de cozinhas para promover sessões de ensinamento como se confecionam e preparam os alimentos, além de muitas outras iniciativas que constam de um completo e interessante programa que fazem de Xantar a maior feira gastronómica.

A equipa da Expourense não tem parado na divulgação e preparação deste certame internacional,  tal como irá acontecer na FITUR – Feita Internacional de Madrid.