XV Encontro Nacional de Rio de Moinhos

A freguesia de Rio de Moinhos – Sátão, acolheu nos dias 5, 6 e 7 de julho, no largo de Nossa
Senhora dos Prazêres, o 15º Encontro Nacional de Rio de Moinhos.
São seis as freguesias com o nome de Rio de Moinhos, pertencentes aos concelhos de: Abrantes – Aljustrel – Arcos de Valdevez – Borba – Penafiel e Sátão, que anualmente e em rotatividade, promovem intercâmbios de música, cultura e tradições, gastronomia, desporto, convívio e muito mais..
UM EVENTO ÚNICO
Durante três dias Rio de Moinhos (anfitrião) e o concelho de Sátão, acolheram milhares de pessoas.
O cartaz contou com diversas atividades, um autentico chamariz, que levou ao palco um sem-número de artistas da região e das freguesias envolvidas; Ranchos folclóricos, grupos de música, grupos de dança, grupos corais, fado,  etc.
Na sexta-feira, dia 5 de julho, pelas 22h00, coube ao Grupo Musical OMEGA, dar o pontapé de saída.
No sábado, dia 6 de julho, durante a manhã, realizou-se um jogo de futebol.
Às 12h00, o presidente da Junta de freguesia de Rio de Moinhos, Helder Batista, procedeu à abertura do Encontro, que contou com a presença dos autarcas e representantes de todas as freguesias dos Rio de Moinhos. Do município de Sátão, estiveram presentes: o presidente da Câmara, Paulo Santos,  vice presidente Alexandre Vaz, presidente da Assembleia Municipal, Eugénia Duarte, vereadora da Cultura, Zélia Silva, vereador Fernando Ceia e outras entidades.
No uso da palavra o Presidente da Junta de Rio de Moinhos, Helder Batista, e o Presidente da Câmara Municipal de Sátão, Paulo Santos, realçaram a importância e a mais valia destes encontros para todas as freguesias (irmãs).
A  grande tarde cultural, levou ao palco;  – Maravilhas do Alentejo (Aljustrel), Reval Dance Crew (Penafiel), Grupo Coral Feminino (Aljustrel) , Rancho Folclórico “Os Moleiros” (Abrantes), Rusga Nova (Arcos de Valdevez), Rancho folclórico  (Sátão), Rancho folclórico (São Miguel de Vila Boa), Flasch Dance (Borba), Poetas de (Borba),, Fabrício Figueiredo, Mara Pedro, e Francisco Pais.
No domingo, dia 7 de julho, às 8h00,  o dia começou com uma caminhada, “Caminhada da Amizade”. Pelas 11h30, teve lugar  na Capela de Nossa Srª  dos Prazeres, a Missa Dominical,  celebrada pelo  pároco da paróquia,  Padre Eurico de Sousa.
Após o almoço, foi a vez do Grupo de Bombos “Os amigos de Cima” de Penafiel, dar inicio a mais uma tarde cultural,  seguido do Grupo Coral de Sátão, do Rancho  Folclórico de Mioma,  do Grupo de Concertinas de São Miguel de Vila Boa, e dos alunos , (cerca de 70), da Escola de Música de Sátão.
No final, o presidente da Junta de Rio de Moinhos, Helder Batista, visivelmente satisfeito, agradeceu a presença e colaboração dos todas as pessoas que contribuíram para o sucesso deste encontro, que superou todas as expectativas.

Laurinda Ribeiro
Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia