Câmara de Lamego aprova orçamento de 31 milhões para 2020

2095

As Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Lamego para 2020 foram aprovadas ontem, em reunião de câmara, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção dos eleitos do PSD e da coligação Todos Juntos por Lamego (CDS-PP/PPM), totalizando 31,25 milhões de euros, dos quais 12 milhões respeitam a investimentos com apoio comunitário. A despesa corrente prevista é de 17,5 milhões. “É um orçamento rigoroso levando em conta apenas as receitas suscetíveis de serem arrecadadas. Tem condições para ser executado com exigência e com a colaboração de todos os agentes políticos”, afirma o Presidente Ângelo Moura.
No próximo ano, o documento prevê a concretização de vários projetos estruturantes com o objetivo de colmatar carências específicas, mantendo ao mesmo tempo “o rigor e a procura do equilíbrio orçamental”. Ao nível do investimento, é assumida como principal prioridade a concretização de intervenções associadas a projetos com financiamento comunitário no âmbito do PEDU e uma comparticipação municipal com financiamento bancário já aprovado: o estabelecimento do Circuito Pedonal do Relógio do Sol (500 mil de investimento), a construção da primeira fase do Parque Urbano de Lamego (4 milhões e 300 mil euros) e a requalificação do espaço público do Bairro de Alvoraçães (600 mil), entre outras.
Com o objetivo de alcançar a coesão territorial, o Município de Lamego reforçará ainda o investimento nas freguesias, através da celebração de acordos de delegação de competências e de execução de investimentos com cada uma das freguesias. Neste âmbito, uma das prioridades é a conclusão da empreitada, em curso, de instalação do sistema de recolha, transporte e tratamento de águas residuais na Penajóia, pelo valor de 1,074 milhões de euros.
As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020 espelham ainda o forte investimento direcionado para as áreas da desporto, turismo, urbanismo, ambiente, ação social e educação, com o objetivo de 
manter a qualidade na prestação dos serviços municipais. O documento elege de novo a cultura como um dos elementos estruturantes da estratégia de desenvolvimento local, incentivando a dinâmica associativa, destacando-se, ao longo do ano, na agenda de eventos culturais a programação do Teatro Ribeiro Conceição, a realização das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e as cerimónias da Semana Santa.
Em nome da estabilidade fiscal, e apesar do esforço de investimento, o valor dos impostos mantém-se com 
a derrama – o imposto sobre o lucro das empresas – a permanecer nos 1,5 por cento, para empresas com um volume de negócios superior a 150 mil euros. O IMI mantém-se na taxa de 0,38, com descontos para famílias com filhos, e a participação variável no IRS permanece nos 4 por cento.