Ciclistas procuram oportunidades mas mercado traz nervosismo

O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta disputa a corrida portuguesa em busca de uma oportunidade para evoluir na carreira, mesmo com o nervosismo que o mercado de transferências acarreta por estes dias.

Entre os corredores em prova, há dois ciclistas em particular a correrem por uma oportunidade: o venezuelano Leangel Linarez (Miranda-Mortágua), de 21 anos, e o australiano Freddy Ovett (Israel Cycling Academy), de 25, além dos vários jovens sub-23 que procuram mostrar-se a equipas maiores.

São os dois ‘estagiários’ do pelotão, à procura de uma oportunidade nas equipas que representam, e o ‘sprinter’ venezuelano tem encontrado “muitas dificuldades”, até por não estar habituado a etapas tão longas.

“Tenho estado há três anos a correr no máximo 160 quilómetros, têm-me faltado pernas. Tenho de preparar-me e é importante participar nesta prova. Já ganhei muita experiência”, referiu à Lusa.

O antigo campeão venezuelano de juniores, que até venceu uma etapa na última edição do Grande Prémio Jornal de Notícias, quer “continuar a crescer como ciclista”, e assume estar “muito cómodo na Miranda-Mortágua como estagiário”. “O futuro não é claro, mas espero que seja muito bom”, resumiu.

Ovett soube que ia participar na ‘Portuguesa’ “cinco dias antes, além de ir correr o resto do ano”, e mostrou-se “tão feliz” pela oportunidade como pela “possibilidade de correr a Volta”.

“Estamos todos motivados, independentemente de podermos continuar para o próximo ano ou não”, admitiu o australiano, que em 2018 já tinha estagiado na BMC, do pelotão WorldTour.

Espera poder “voltar a correr muitos dias”, até porque se assume como um ciclista para provas de várias etapas, o que faz da Volta “a oportunidade perfeita para mostrar [valor] e ajudar a equipa” israelita a conseguir “um bom resultado”.

Com o mercado aberto desde o início de agosto, a Volta é, para muitos ciclistas, uma oportunidade para confirmar o potencial, mostrar-se a outras equipas ou convencer os atuais responsáveis a renovar contrato.

Aos 31 anos, o australiano Zak Dempster também corre pela Israel Cycling Academy e desvalorizou o papel do mercado “numa corrida grande como a Volta”, mas admitiu que esta pode levar “a convites para corridas maiores” ou outras equipas. “É negócio, como de costume”, disse à Lusa.

Dempster nunca ficou numa equipa durante mais do que dois anos, um cenário habitual no pelotão internacional para muitos ciclistas, para quem a Volta pode ser “uma montra”, reforçou Leangel Linarez.

“É uma grande montra e toda a gente vem cá para dar o máximo. Viemos dar o máximo, mas sabemos que o nível é muito alto. Estamos a dar o nosso melhor e a ganhar experiência e depois participar em fugas, em algum dia disputar uma etapa. É uma luta”, comentou.

Aos 22 anos, o suíço Lukas Ruegg (Swiss Racing Academy) está no segundo ano como profissional, mas tem sido aposta regular da equipa para as visitas a Portugal, onde já correu a Clássica da Arrábida e a Volta ao Alentejo.

Com os 10 dias de prova seguidos a serem “uma nova experiência” para grande parte da equipa, marcada pela juventude dos seus elementos, “entrar em fugas” é o principal objetivo, também pela possibilidade de aumentar a visibilidade da formação suíça, dos patrocinadores e dos próprios corredores.

Ruegg confirmou à Lusa que o mercado está “sempre na cabeça dos ciclistas”, ainda que durante as provas se tentem desligar dos rumores e das possibilidades de transferência.

“Ouve-se falar muito de transferências e de contratos, sim, mas é importante ter a cabeça fria e correr a corrida pela corrida”, aconselhou o jovem.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia