CINE CLUBE DE VISEU APRESENTA “CINE CONCERTOS – FORA DE PORTAS”

1838

De abril a outubro, nove municípios da região de Viseu irão receber “Cine Concertos – Fora de Portas”, no âmbito da Rede Cultural Viseu Dão Lafões, organizado pelo Cine Clube de Viseu. Um programa de filmes onde os músicos revisitam as memórias, rostos, histórias por detrás das imagens, explorando novos caminhos em filmes antigos. Mangualde recebe o filme “O EMIGRANTE” de Charlie Chaplin, no próximo dia 12 de julho, na Biblioteca Municipal.

 

O projeto é o resultado de um longo trabalho do Cine Clube de Viseu com os vários municípios – São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Mangualde, Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Nelas, Sátão, Castro Daire e Tondela -, com vista a criar condições de apresentação do programa em espaços com uma história e identidade próprias, e que desafiam o público a conhecer e a regressar. A primeira sessão aconteceu a 13 de abril, em São Pedro do Sul, com a exibição de “O VENTO” (1928), de Victor Sjöström. A segunda sessão teve lugar em Oliveira de Frades, a 18 de maio, com a exibição de “MULHERES DA BEIRA” (1923), de Rino Lupo, musicado ao vivo pelo pianista Nicholas McNair. Já a projeção do filme “O EMIGRANTE”, de Charlie Chaplin, será acompanhada ao vivo pelas composições originais e em estreia absoluta de José Pedro Pinto e Gonçalo Alegre.

 

«Cine Clubes como o de Viseu perceberam que a crise de “público” do cinema não será apenas conjuntural a menos que tomem decisões importantes sobre o próprio papel que o cinema pode ter e a forma como pode atuar numa região. Incluindo as nossas escolas e o visionamento de filmes em contexto educativo. São, em todo o caso, pequenos passos – projeções para várias idades, investir na descoberta de autores clássicos e sua contextualização histórica, etc.», conta a organização.

 

 

O programa contempla filmes de todos os géneros com música que fará as delícias de miúdos e graúdos: além de “O EMIGRANTE”(1917), de Charlie Chaplin; será ainda possivel assistir ao filme “OS LOBOS” (1923), de Rino Lupo; ao “SHERLOCK JR.” (1924), de Buster Keaton; e ao “NAVIGATOR” (1924), de Buster Keaton; todos eles com acompanhamentos musicais ao vivo. As sessões acontecem sempre às 21h30 e têm entrada livre.

REDE CULTURAL VISEU DÃO LAFÕES

Uma viagem pela região que já leva alguns anos, partilhada por ACERT Tondela, Binaural Nodar, Cine Clube de Viseu, Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Regional da Serra do Montemuro, Teatro Viriato, e que tem neste momento expressão numa programação cultural alargada a 14 municípios, pela mão da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.