Obras de reabilitação da Escola Grão Vasco inauguradas

Presidente da Câmara Municipal mostrou-se “emocionado” por ajudar a concretizar um sonho antigo, no preciso dia em que o estabelecimento de ensino festejou o 50.º aniversário. E explicou porque não convidou nenhum membro do Governo para a inauguração

O Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, mostrou-se emocionado na cerimónia de inauguração das obras de reabilitação da Escola Básica Grão Vasco, que decorreu esta sexta-feira, no exato dia em que o estabelecimento de ensino assinalou o 50.º aniversário.

Ao intervir na sessão, repleta de antigos e atuais alunos, professores e funcionários, Almeida Henriques recordou o longo período de reivindicação de novas instalações por parte de toda a comunidade, e no qual participou ao longo dos últimos 15 anos, enquanto desempenhou cargos governativos.

“Estava longe de pensar que depois de ter acompanhado e me ter empenhado durante tanto tempo na reabilitação desta escola, estaria aqui a reinaugurá-la na qualidade de Presidente da Câmara”, relembrou, sublinhando que assim “vale a pena o esforço que colocamos no dia-a-dia nas nossas funções”. Por isso, “este é daqueles momentos que nos emocionam”.

No plano pessoal, Almeida Henriques transmitiu ainda o agrado por regressar a uma escola que frequentou enquanto aluno. “Quando olhamos para estas pessoas, amigos e colegas da altura, veio-me à memória um conjunto de momentos que vivi aqui. E um deles precisamente a manhã do 25 de Abril de 1974”, recordou.

Apesar de feliz e emocionado com este desfecho, o Presidente da Câmara não escondeu a “mágoa” pelo facto de o Estado Central não ter cumprido o que acordou com a Câmara de Viseu. E assim justificou o facto de não ter convidado nenhum membro do Governo para a inauguração.

“Enviei vários ofícios ao Ministro da Educação e é com mágoa que digo que não tive resposta. Não tivemos aquilo a que tínhamos direito. Tinha ficado bem ao Estado Central honrar o que foi acordado, ou seja, pagar parte da contrapartida nacional”, lamentou.

A reabilitação da Escola Grão Vasco, sede do agrupamento com o mesmo nome, custou cerca de 1,3 milhões de euros. E como nunca está tudo feito, Almeida Henriques prometeu ajuda na reabilitação do polidesportivo do estabelecimento de ensino.

A terminar, o autarca lembrou que esta “é uma escola que forma cidadãos há 50 anos e tem cumprido bem a sua missão”. A par disso, “tem sabido responder à evolução dos tempos”, sendo por isso “uma escola de excelência”.

Inês Campos, Diretora do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, destacou o “trabalho de todos” ao longo dos 50 anos de existência da escola, enquanto Arnaldo Pereira, Presidente do Conselho Geral, agradeceu o empenho do Presidente da Câmara na reabilitação que foi levada a cabo e que proporcionou melhores condições a toda a comunidade educativa.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia