SOCIEDADE PONTO VERDE E FUNDAÇÃO DO FUTEBOL – LIGA PORTUGAL VÃO À BOLA PROMOVER A RECICLAGEM

2408

Pontapé de saída é dado com ações de sensibilização e presença dos mochileiros da SPV na Final Four da Allianz CUP, de 17 a 25 de janeiro de 2020

A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Fundação do Futebol – Liga Portugal dão o pontapé de saída na sensibilização para a reciclagem, através de um conjunto de iniciativas e projetos, cujo objetivo é captar a atenção dos adeptos do futebol e toda a comunidade desportiva, desde os clubes aos atletas, para os temas da sustentabilidade ambiental e incentivar a recolha e separação de resíduos de embalagens dentro e fora de casa.

No âmbito desta parceria, as entidades vão desenvolver um Manual de Boas Práticas Ambientais, onde será definido um conjunto de comportamentos e práticas ambientais sustentáveis para reduzir a pegada ambiental da atividade da Fundação de Futebol – Liga Portugal.

A este documento pioneiro no Futebol português, vão juntar-se as ações no terreno. Uma das primeiras iniciativas decorrerá durante a Final Four da Allianz CUP, em Braga, entre 17 e 25 de janeiro de 2020. Estarão presentes os “mochileiros SPV”, equipados com ecopontos móveis com o objetivo de facilitar a recolha de embalagens e no local serão também colocados dezenas de pontos de recolha seletiva.

“O Futebol é um desporto com um grande poder de comunicação e acreditamos que será o veículo ideal para inspirar um público bastante transversal, a curto e longo prazo, hábitos de reciclagem. Esta parceria vem, desta forma, reforçar os nossos objetivos que passam por sensibilizar os portugueses para a importância de transportarem as suas práticas de separação de resíduos dos seus lares para os momentos de diversão e de lazer fora de casa”, sublinha Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

“Sendo o Futebol uma modalidade que arrasta multidões, tem a sua responsabilidade no desenvolvimento de uma Sociedade mais ecológica e sustentável. Estas são preocupações que não podem estar limitadas a uma área, mas, no que à Liga Portugal e à Fundação do Futebol diz respeito, tudo faremos para alavancar iniciativas em prol desta campanha e do projeto Liga Ambiente. A Sustentabilidade Ecológica é uma das áreas de atuação da Fundação do Futebol-Liga Portugal e, nesse sentido, acolhemos esta parceria com a SPV na tentativa de despertarmos os adeptos para a necessidade de juntos lutarmos por um mundo melhor”, destaca Alberto Santos, Vogal do Conselho de Administração da Fundação do Futebol – Liga Portugal.